segunda-feira, 27 de maio de 2013

                                                                A Comédia 


Comédia é um tipo de gênero teatral que tem por objetivo criticar, satirizar a sociedade e o comportamento humano através do ridículo. A comédia visa provocar o riso, o prazer e a diversão.
Surgiu dos cantos feitos em homenagem a Dionísio ou Baco.Ao final do inverno organizavam-se festins da Primavera em louvor de Baco, o deus do vinho, e da inspiração poética: em procissão conduzindo um enorme fálus [figura que representava a parte sexual de Baco, como símbolo de geração da natureza], em andor; o povo entoava cânticos gratulatórios, entremeados de dança e consumo de álcool. Com o tempo, supõe-se que os cantos adquiriram tonalidade cômica ou mesmo satírica e suscitassem movimentos cômicos, livres e desordenados. Por fim, algum poeta resolveu agrupar as manifestações orgiásticas numa peça única, que sofrendo sucessivos aprimoramentos, viria transformar-se na comédia, cuja aparição oficial se daria em 486 a.C. 

1) Comédia Antiga, em que se misturavam assuntos políticos e sociais. Destaca-se, nesta fase, o dramaturgo Aristófanes.
2) Comédia Mediana, de assunto mitológico ou puramente literário, no início e, mais adiante, social. Destacam-se como autores: Antífanes e Alex.
3) Comédia Nova, de assunto social, porém girando em torno das paixões, sobretudo o amor e dos costumes.

Em Roma, apesar da comédia não ter alcançado os níveis atingidos na Grécia, distinguiram-se os seguintes tipos de comédia:
1. Atelanas (fabulae atellanae), representada por peças populares, burlescas (caricatas, zombeteiras) e demasiadamente grosseiras. Sobressaíram como autores Pompônio e Nóvio.
2. Paliata (palliata comoedia), assim chamada pela vestimenta usada pelos autores. Seguia o modelo da comédia nova.
3. Togata (comoedia togata) caracterizada pelo uso da toga, uma vestimenta romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário